assistente administrativo - Qconcursos.com

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALENQUER – CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA: 09 de dezembro de 2012

NÍVEL MÉDIO Cargo: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________ ________________________________________ Assinatura

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 1. Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala. 2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas. 3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 05 de Matemática, 05 de Noções de Informática e 10 de Conhecimentos Específicos. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 14h:30min e término às 18h:30min (horário local). 4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30. 5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção. 6. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação. 7. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois lápis não será considerado. 8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA. 9. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão. 10. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas. 11. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso. 12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA. 13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alenquer o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital do referido concurso.

Boa Prova.

2

LÍNGUA PORTUGUESA COM BASE NOS TEXTOS ABAIXO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 09. TEXTO 1

Especialistas alertam para os crescentes ciberataques a smartphones Verônica Machado - Enviada especial Publicação: 04/09/2012 08:26 Atualização: 04/09/2012 08:35

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Quito (Equador) — Aquela sensação de que não há limites na internet, por causa do anonimato e da oferta de serviços, deve desaparecer. Quanto mais pessoas usam e abusam das experiências on-line, mais as ameaças, os usuários mal-intencionados e as armadilhas proliferam. Especialistas alertam que para os internautas aproveitarem todos os deleites cibernéticos com segurança precisam estar atentos e informados para não caírem em furadas. Foi o caso de Marcos Sousa, 50 anos. Por duas vezes, teve roubados os pontos de um cartão de fidelidade. O primeiro episódio foi ano passado quando tinha 38 mil pontos em um dia e no outro, apenas 8 mil. O administrador entrou em contato com a empresa, fez uma carta comprovando que não usou o benefício e, finalmente, foi reembolsado. Ele foi informado que as milhas foram usadas por outra pessoa.

Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2012.

TEXTO 2

Brasil é o país da América Latina que mais sofre com ataques pela internet Verônica Machado - Enviada especial Publicação: 04/09/2012 08:18

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Quito (Equador) — Enquanto você navega pelo Facebook ou verifica seus e-mails tranquilamente, há pessoas empenhadas em roubar sua senha bancária e dados, invadir seu computador e privacidade, infectar sistemas, construir e-mails e sites falsos para lhe enganar. Sem exageros, os números comprovam que, proporcionalmente às facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem. O que querem os cibercriminosos? A maioria, fortuna. A 2ª Cúpula Latino-Americana de Analistas de Segurança, realizada pela empresa de antivírus Kaspersky no fim de agosto na capital equatoriana, revelou dados assustadores (apurados entre janeiro e agosto deste ano). Primeiro, páginas de pornografia e pirataria estão no topo das mais arriscadas. Destacam-se, também, as redes sociais, páginas que apresentam falsas promoções e prêmios e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda. Para os especialistas no evento, a América Latina é o paraíso para os criminosos porque são países em crescimento econômico — principalmente o Brasil — com usuários imaturos e despreparados para as ameaças na web.

Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2012.

01. Os dois textos focalizam os(as) (A) vantagens da Internet. (B) deleites do ciberespaço. (C) riscos e ameaças na Web. (D) facilidades oferecidas pela Internet.

3

02. Quanto ao gênero, ambos os textos podem ser classificados como (A) notícias. (B) editoriais. (C) crônicas literárias. (D) artigos científicos.

03. No texto 1, o exemplo de Marcos Souza ilustra (A) a sensação de que não há limites na Web. (B) os benefícios das experiências on-line. (C) as armadilhas a que se está sujeito na Web. (D) o anonimato e a oferta de serviços on-line. 04. No texto 2, afirma-se que o(a) (A) internet oferece muito mais facilidades do que ameaças. (B) ação mais grave no ciberespaço é a criação de e-mails e sites falsos. (C) maioria dos hackers busca conquistar fama, por meio de suas ações nas redes sociais. (D) Brasil é alvo de crimes virtuais em virtude da inexperiência e do pouco conhecimento dos brasileiros nesse domínio. 05. Há uma sequência predominantemente narrativa em: (A) “Destacam-se, também, as redes sociais, páginas que apresentam falsas promoções e prêmios e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda” (texto 2, linhas 10-12). (B) “Sem exageros, os números comprovam que, proporcionalmente às facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem. O que querem os cibercriminosos? A maioria, fortuna” (texto 2, linhas 4-6). (C) “Aquela sensação de que não há limites na internet, por causa do anonimato e da oferta de serviços, deve desaparecer. Quanto mais pessoas usam e abusam das experiências on-line, mais as ameaças, os usuários mal-intencionados e as armadilhas proliferam” (texto 1, linhas 1-4). (D) “Foi o caso de Marcos Sousa, 50 anos. Por duas vezes, teve roubados os pontos de um cartão de fidelidade. O primeiro episódio foi ano passado quando tinha 38 mil pontos em um dia e no outro, apenas 8 mil. O administrador entrou em contato com a empresa, fez uma carta comprovando que não usou o benefício e, finalmente, foi reembolsado” (texto 1, linhas 7-10). 06. Julgue as afirmações abaixo com base nas noções de semântica. I. Há metáfora em “a América Latina é o paraíso para os criminosos” (texto 2, linha 12). II. O vocábulo “cibercriminosos” (texto 2, linha 6) é sinônimo de “internautas” (texto 1, linha 4). III. Em “Ele foi informado que as milhas foram usadas por outra pessoa”, ocorre uma hipérbole (texto 1,

linhas 10-11). IV. “Furadas” (texto 1, linha 6) significa “o que frustra, não corresponde às expectativas, não dá certo

ou acarreta prejuízo, aborrecimento etc.; roubada”. V. Há palavra empregada em sentido conotativo em “Enquanto você navega pelo Facebook ou verifica

seus e-mails tranquilamente, há pessoas empenhadas em roubar sua senha bancária...” (texto 2, linhas 1-2). Está correto o que se afirma em: (A) III e IV. (B) I, II e III. (C) I, IV e V. (D) II, III e V.

4

07. Quanto às noções de sintaxe, é correto afirmar que, em (A) “e no outro, apenas 8 mil” (texto 1, linha 9), seria necessário, para completar o sentido da frase, um complemento nominal. (B) “Ele foi informado que as milhas foram usadas por outra pessoa” (texto 1, linhas 10-11), há um desvio quanto à regência: está faltando a preposição “de” após “informado”. (C) “Destacam-se, também, as redes sociais, páginas que apresentam falsas promoções e prêmios e campanhas de pessoas que pedem dinheiro e ajuda”, temos um período composto por coordenação (texto 2, linha 10-12). (D) “Sem exageros, os números comprovam que, proporcionalmente às facilidades que a internet oferece, os ataques de hackers se expandem”, a oração subordinada adverbial expressa uma circunstância temporal (texto 2, linhas 4-5). 08. Quanto aos fatos gramaticais de língua, não é correto afirmar que (A) “milhas” (texto 1, linha 11) é um numeral com função pronominal. (B) “principalmente” (texto 2, linha 13) é um advérbio e significa “sobretudo”. (C) o pronome “lhe” (texto 2, linha 3) está mal empregado; a autora deveria ter escrito “para enganá-lo”. (D) a substituição do pronome “que” (texto 2, linha 10) por “as quais” manteria a correção gramatical do período.

09. Releia os fragmentos de texto abaixo: “O primeiro episódio foi ano passado quando tinha 38 mil pontos em um dia e no outro, apenas 8 mil” (texto 1, linhas 8-9). “A maioria, fortuna” (texto 2, linha 6).

Nos dois trechos, a vírgula tem a função de (A) isolar adjuntos adverbiais. (B) marcar a omissão de um termo. (C) separar um complemento pleonástico antecipado. (D) assinalar quebra de sequência no pensamento do narrador.

10. Não é característica da redação oficial: (A) padrão culto: obediência às regras da gramática. (B) clareza e concisão: redação de um texto de fácil entendimento. (C) pessoalidade: relação cordial e afetiva entre emissor e receptor. (D) uniformidade: adoção de padrões por aqueles que escrevem em nome do Poder Público.

5

MATEMÁTICA 11. Em Alenquer, a precipitação pluviométrica anual fica próxima de 2.000 mm. Há duas estações bem definidas: a que vai de dezembro a julho com chuvas abundantes, e outra de agosto a novembro, caracterizada por uma estação seca, com precipitação média mensal (total do período dividido pelo número de meses) próximos a 60 milímetros. No período de chuvas abundantes, a precipitação pluviométrica média mensal em Alenquer é próxima a (A) 210 mm. (B) 220 mm. (C) 230 mm. (D) 240 mm.

12. A razão entre o número de servidores as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação era de 3 para 5. Com a transferência de 50 servidores da Secretaria de Saúde para a de Educação, a razão entre o número de seus servidores passou a ser de 11 para 21. Quantos servidores havia originalmente na Secretaria de Saúde? (A) 600. (B) 800. (C) 900. (D) 1000.

13. Uma Secretaria Municipal programou uma atividade de atualização cadastral de usuários para ser feita por 40 servidores em 12 dias, no entanto, devido a outras tarefas, 25% desses servidores foram deslocados para outros serviços. A conclusão dessa atualização cadastral deverá ocorrer em (A) 9 dias. (B) 10 dias. (C) 18 dias. (D) 16 dias. 14. Um terreno retangular que mede 240m de perímetro e cujo comprimento mede o dobro da largura vai ser desapropriado pela Prefeitura, que pagará R$ 200,00 o metro quadrado. Qual o valor a ser recebido pelo dono do terreno? (A) R$ 640.000,00. (B) R$ 660.000,00. (C) R$ 680.000,00. (D) R$ 690.000,00. 15. Considere como verdadeira a seguinte sentença: “Toda pessoa que diz que não come peixe está mentindo”. Dessa sentença, pode-se concluir que (A) uma pessoa que diz que come peixe não mente. (B) uma pessoa não mente se diz que come peixe. (C) não existem pessoas que não mentem e dizem que não comem peixe. (D) quem come peixe é mentiroso.

6

NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16. O Windows Explorer 6 é composto de dois painéis para gerenciamento. O painel da esquerda exibe os seguintes elementos, exceto: (A) Unidades do Sistema. (B) Pastas. (C) Lixeira. (D) Gráficos. 17. O programa “Bloco de Notas” possui uma barra de título com a descrição “Sem título – Bloco de notas” e uma barra de menu com os seguintes comandos: (A) Arquivo, Formatar, Inserir, Revisão, Ajuda. (B) Início, Formatar, Inserir, Exibir e Ajuda. (C) Arquivo, Editar, Formatar, Exibir e Ajuda. (D) Início, Arquivo, Formatar, Exibir e Ajuda.

18. Numa planilha no Microsoft Office Excel 2010, o usuário insere nas células A1, A2, A3 e A4 os valores 10, 20, 30 e 40, respectivamente. Aplicando a seguinte fórmula na célula A5, o resultado alcançado é = MÉDIA(A1;A4) + SOMA(A1;A4) (A) (B) (C) (D)

75. 125. 145. 95.

19. O usuário João Silva precisa criar um endereço de email. A alternativa que não representa um exemplo de e-mail válido possível de ser criado para o seu João Silva é (A) [email protected] (B) joao [email protected] (C) [email protected] (D) joao%[email protected] 20. A ferramenta “Google” permite especificar um tipo de arquivo a ser procurado por meio do comando Filetype. Um exemplo da utilização correta do comando Filetype é (A) filetype doc: concurso (B) concurso doc: filetype (C) concurso: doc filetype (D) concurso filetype:doc

7

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, o prazo de validade do concurso público será de até (A) três anos, prorrogável uma vez, por igual período. (B) quatro anos, prorrogável uma vez, por igual período. (C) dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. (D) um ano, prorrogável uma vez, por igual período. 22. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis (A) somente aos brasileiros. (B) aos brasileiros e estrangeiros naturalizados brasileiros. (C) aos brasileiros e estrangeiros nascidos nos países do MERCOSUL. (D) aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

23. Sobre a rotina de arquivamento, a etapa que verifica o destino de cada documento denomina-se (A) leitura. (B) seleção. (C) inspeção. (D) registro.

24. O método de arquivamento alfanumérico é organizado por (A) origem e tamanho do documento. (B) divisão alfabética e subdivisão numérica. (C) destinação institucional dos arquivos. (D) divisão por assunto e autoria. 25. O planejamento da solução de um problema deve, necessariamente, passar pelo(a) (A) previsão de recursos, indicação de responsáveis e tempo necessário para sua conclusão. (B) definição de uma data para a conclusão de cada tarefa. (C) envolvimento do gestor sem, necessariamente, contar com os subalternos. (D) avaliação e monitoramento das ações do administrador da tarefa. 26. Dentre as alternativas a seguir, o vocativo correto a ser utilizado em correspondência oficial é (A) Santíssimo Cardeal. (B) Magnífico Prefeito. (C) Excelentíssimo Senhor Presidente. (D) Excelentíssimo Reitor.

27. O sistema que reúne e mantém organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem denomina-se (A) Arquivo. (B) Gestão de Documentos. (C) Acervo. (D) Banco de Dados.

28. É garantido ao servidor público civil o direito a(à) (A) livre associação sindical. (B) greve, sem limite definido por lei. (C) informações privilegiadas. (D) privilégios políticos partidários.

8

29. No que tange à gestão de qualidade, constitui-se atitude correta quanto à melhoria nos processos administrativos: (A) concluí-los por intuição. (B) isolar-se com o problema. (C) buscar e avaliar os problemas. (D) desprezar os detalhes. 30. Segundo a lei 9.784/1999, que estabelece as normas básicas acerca do processo administrativo, é dever do administrado perante a Administração (A) expor os fatos conforme seu entendimento pessoal. (B) proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé. (C) agir de modo rigoroso e inflexível. (D) prestar informações apenas quando for de seu interesse.

9

assistente administrativo - Qconcursos.com

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALENQUER – CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA: 09 de dezembro de 2012 NÍVEL MÉDIO Cargo: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Nome do Candi...

156KB Sizes 0 Downloads 44 Views

Recommend Documents

assistente administrativo
fornecido pelo Sistema Nacional de Saneamento. (SNIS), as regiões ... Selo Nacional. IV. Hino Nacional. ... B) União Eur

assistente administrativo
Carpes, neurocientista que se dedica a avaliar nos mamíferos as consequências cerebrais do abandono parental na infância

assistente administrativo
Várias são as habilidades comportamentais e técnicas que um servidor precisa ter para oferecer um bom ... à História do

Assistente Administrativo
2 de jun de 2009 - presente caderno ou na folha de respostas implicará a anulação das suas provas. ..... III – Valor pre

assistente administrativo
Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior à aplicação da prova. 6. Implicará na eliminação do ..... d

assistente administrativo
24 de fev de 2010 - A imagem do bandeirante percorre os espaços goianos, ela está representada em monumentos, praças ...

assistente administrativo assistente administrativo - Questões de
EDITAL N° 04/2014. NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO - ... CONCURSO PÚBLICO 08/2014-EBSERH/HULW-UFPB. EDITAL Nº 04 .... no cinema. A s

assistente administrativo
cher cadastro de admissão. Cadastro. Organização e controle de documentos. • Aula expositiva dialogada;. • Exercícios de

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
8 de jul de 2013 - Meu amigo Adamastor, antropólogo das horas vagas, não me deu as ... nossa primazia, mas forneceu-me u

Assistente Administrativo
2 de jun de 2009 - presente caderno ou na folha de respostas implicará a anulação das suas provas. ..... III – Valor pre