tacaratu | educação (sábado) - ADM&TEC

CONCURSO PÚBLICO

TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA Atenção! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada página e com o seu Cartão de Respostas. Caso contrário, notifique o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providências.

Informações gerais: 1. Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a. este Caderno de Questões Objetivas, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha; b. um Cartão de Respostas destinado às respostas das questões objetivas formuladas na prova. 2. Ao receber o Cartão de Respostas você deve: a. conferir seu nome e número de inscrição; b. ler atentamente as instruções para a marcação das respostas das questões objetivas; c. assinar o Cartão de Respostas, no espaço reservado, com caneta de cor azul ou preta. 3. As questões são identificadas pelo número que se situa antes do seu enunciado. 4. Durante a aplicação da prova não será permitido: a. qualquer tipo de comunicação entre os examinandos; b. levantar da cadeira sem a devida autorização do fiscal de sala; c. portar aparelhos eletrônicos, tais como telefone celular, notebook, receptor, gravador ou máquina fotográfica ou equivalente. 5. Não será permitida a troca do Cartão de Respostas por erro do candidato. 6. Reserve tempo suficiente para marcar seu Cartão de Respostas. 7. Para fins de correção do Cartão de Respostas, serão levadas em consideração apenas as marcações realizadas no Cartão de Respostas. 8. No Cartão de Respostas, para cada questão, assinale apenas uma opção, pois atribuir-se-á nota zero a toda questão com mais de uma opção assinalada, ainda que dentre elas se encontre a correta. 9. O Cartão de Respostas não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado nem pode conter nenhum registro fora dos locais destinados às respostas. 10. Quando terminar sua prova, você deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar o Cartão de Respostas devidamente preenchida e assinada ao fiscal da sala. Aquele que descumprir esta regra será ELIMINADO.

NOME: INSCRIÇÃO:

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 3.

QUESTÃO 1.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" na escola deve organizar-se de forma a possibilitar que os alunos sejam capazes de compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa.

I. Conforme o decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação é a conjugação dos esforços das famílias e da comunidade, atuando em regime de colaboração com a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em desrespeito à qualidade da educação básica. II. As metas do Plano Nacional de Educação incluem a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. III. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Brasil, os Municípios incumbir-se-ão de organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. É também responsabilidade dos Municípios oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente q u a n do es ti ver em atendidas plenamen t e a s necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino. A LDB também determina que os Municípios devem assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. Marque a alternativa CORRETA:

II. O tema Ética, na escola, deve ser trabalhado de acordo com alguns conteúdos para que o aluno evolua em sua formação, de acordo com os objetivos propostos, tais como respeitar as diferenças entre as pessoas, derivadas de sexo, cultura, etnia, valores, opiniões ou religiões. Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. QUESTÃO 4. Leia as afirmativas a seguir: I. O respeito às manifestações culturais, étnicas e religiosas, e o respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático, são alguns conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o aluno evolua em sua formação.

c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

II. O respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso, assim como a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo, são alguns dos conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o estudante evolua em sua formação.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta.

a) As duas afirmativas são verdadeiras.

QUESTÃO 2.

b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Leia as afirmativas a seguir: I. Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária, são alguns dos objetivos que devem ser embargados nos projetos realizados em torno do tema "Ética" nas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino.

c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

II. Valorizar e empregar o diálogo como forma de implicar conflitos e tomar decisões subjetivas é um princípio fundamental dos projetos a serem realizados na escola em torno do tema "Ética". Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 2 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 5.

QUESTÃO 7.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Por impregnarem toda a prática cotidiana da escola, os conteúdos de Ética relegam o convívio escolar. São eles: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Cada um dos blocos de conteúdo está intimamente relacionado com os demais, assim como com o princípio de dignidade do ser humano.

I. Vigotski e Wallon defendem o pressuposto de que o desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado.

II. O tema "Ética" diz respeito a praticamente todos os outros temas tratados pela escola. E mais ainda: diz respeito às relações humanas presentes no interior da escola e àquelas dos membros da escola com a comunidade. Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. QUESTÃO 6. Leia as afirmativas a seguir: I. A educação do ser humano, para a cidadania, deve levar em consideração a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, demonstrando ser possível à mesma pessoa tornar-se responsável pela realidade social. II. Os trabalhos escolares a serem realizados em torno do tema "Ética" devem organizar-se de forma a possibilitar que os alunos sejam capazes de adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e promoção das injustiças e discriminações.

II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina os princípios norteadores do ensino no Brasil, dentre os quais estão incluídos os seguintes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; valorização do profissional da educação escolar; e gestão democrática do ensino público, na forma da Lei e da legislação dos sistemas de ensino. III. Conforme o decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, a vinculação do Município, Estado ou Distrito Federal ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação dispensa termo de adesão, sendo realizada compulsoriamente através de Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com a presença do Ministério Público. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 3 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 8.

QUESTÃO 10.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 2014 e estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação no Brasil. De acordo com o PNE, a promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da Educação Básica brasileira. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos considerando a situação, as demandas e necessidades locais.

I. O Plano Nacional de Educação prevê para a Educação Básica o atendimento a 88% da população na idade correta e a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50%.

II. No tocante à autorização para viajar, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside sem estar acompanhada por ambos os pais ou acompanhada apenas por um, portando autorização expressa do outro, com firma reconhecida. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização judicial é sempre indispensável.

II. O paradigma Psicologizante, na perspectiva de Lev S. Vygotsky, concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos. III. São atribuições da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, as seguintes: examinar os problemas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial e do Ensino Médio e Tecnológico e oferecer sugestões para sua solução; analisar e emitir parecer sobre os resultados dos processos de avaliação dos diferentes níveis e modalidades mencionados anteriormente; deliberar sobre as diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação e do Desporto. Marque a alternativa CORRETA:

III. Conforme a lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a escola, como instituição pública, deve tolher o desenvolvimento das ações favoráveis à comunidade surda, como o uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

a) Nenhuma afirmativa está correta.

Marque a alternativa CORRETA:

d) Todas as afirmativas estão corretas.

a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. QUESTÃO 9. Leia as afirmativas a seguir: I. Conforme a lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o FUNDEB, o conselho responsável pelo acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos, no âmbito do Distrito Federal, será composto por no mínimo 9 (nove) membros. II. Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Na ótica desse importante pensador, a relação entre professor e aluno na instituição de ensino deve ser de disciplina e hierarquia. A escola deve, portanto, ser um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar. III. Os recursos do FUNDEB destinam-se apenas à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração.

b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 11. Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com a lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o FUNDEB, a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis, relacionada ao pleno cumprimento desta Lei, compete ao tribunal de contas. II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá exclusivamente de aprovação do Conselho Nacional de Educação, sem necessidade de homologação pelo Ministro de Estado da Educação. III. O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui metas estruturantes, de redução das desigualdades, de valorização da diversidade e metas de valorização dos profissionais da educação. A cada cinco anos, ao longo do período de vigência do PNE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta.

Marque a alternativa CORRETA:

b) Apenas uma afirmativa está correta.

a) Nenhuma afirmativa está correta.

c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

b) Apenas uma afirmativa está correta.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 4 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 12.

QUESTÃO 13.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Segundo a lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o FUNDEB, para os fins da distribuição dos recursos de que trata essa lei, serão consideradas exclusivamente as matrículas presenciais efetivas, conforme os dados apurados no censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

I. Ao Conselho Nacional de Educação, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, compete: subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação; manifestar-se sobre questões que abranjam mais de um nível ou modalidade de ensino; assessorar o Ministério da Educação e do Desporto no diagnóstico dos problemas e deliberar sobre medidas para aperfeiçoar os sistemas de ensino, especialmente no que diz respeito à integração dos seus diferentes níveis e modalidades.

II. Conforme a lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o FUNDEB, o Poder Executivo federal publicará, até 31 de dezembro de cada exercício, para vigência no exercício subsequente, apenas a estimativa da receita total dos Fundos. III. À luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Municípios incumbir-se-ão de exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. Cabe também aos Municípios baixar normas complementares para o seu sistema de ensino e autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

II. O professor, ao propor atividades sistematizadas e que façam parte do cotidiano dos alunos, oportunizando que eles façam escolhas ou possam se autogovernar, inicia um processo de desenvolvimento de heteronomia e democratismo. III. O Conselho Nacional de Educação (CNE) tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade. O CNE é um órgão colegiado integrante do Ministério da Educação, instituído com a finalidade de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação. Para tanto, é composto por duas Câmaras, a Câmara de Educação Infantil e a Câmara do Ensino Médio. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 5 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 14.

QUESTÃO 15.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, determina que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo-se na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

I. De acordo com a lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o FUNDEB, ainda que ocorra o descumprimento do disposto na referida lei ou do disposto no artigo 212 da Constituição Federal por parte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, esses entes federativos estarão sujeitos exclusivamente à realização de auditoria especial pelo respectivo Tribunal de Contas.

II. As atribuições do Conselho Nacional de Educação (CNE) são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação. Os conselheiros do CNE exercem função de interesse público relevante, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares e, quando convocados, farão jus a transporte, diárias e jetons de presença a serem fixados pelo Ministro de Estado da Educação e do Desporto. III. O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. O PNE é uma lei que define metas e estratégias para o desenvolvimento da educação nacional, com vigência de 20 anos. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

II. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, conhecida também como LDB (lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996), disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. A LDB determina, entre outros aspectos, que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. III. No Brasil, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público; capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no artigo 213 da Constituição Federal. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. QUESTÃO 16. Leia as afirmativas a seguir: I. No Microsoft Excel, para inserir dados manualmente, o usuário deve escolher uma célula vazia, como A1, e digitar o texto ou um número. Em seguida, deve-se pressionar a tecla ENTER ou TAB para se mover para a célula seguinte. II. No Microsoft Excel, a função =EXT.COMENT.TXT(A01) retorna o número de caracteres especificado do final de uma cadeia de texto na célula A01. Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 6 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 17.

QUESTÃO 20.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento de capacidades do indivíduo para que possa pertencer a uma comunidade política é uma das bases da moral e da ética desde a antiguidade, na Grécia, pois é no interior das relações comunitárias que a sociedade se desenvolve e seus membros aprendem a ser morais.

I. No Microsoft Word, o comando CTRL+X está associado com a função de sublinhar o texto.

II. Na escola, o trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de construir uma imagem abatida de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela rejeição das normas morais que garantam, a todos, essa realização.

a) As duas afirmativas são verdadeiras.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. QUESTÃO 18. Leia as afirmativas a seguir: I. O trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" na escola deve organizar-se de forma a possibilitar que os alunos sejam capazes de assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.

II. No Microsoft Excel, a função EXATO torna iguais duas cadeias de dados exatamente iguais. Marque a alternativa CORRETA: b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. QUESTÃO 21. Leia as afirmativas a seguir: I. Por padrão, a barra de ferramentas do Microsoft Word está localizada na margem inferior da tela. II. O Microsoft Excel facilita o cálculo de números. No Excel, o usuário pode simplificar a entrada de dados com o AUTOPREENCHIMENTO. Em seguida, pode obter recomendações de gráficos com base em dados e criálos. Além disso, pode identificar padrões e tendências facilmente com barras de dados, codificação por cores e ícones. Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

II. O educador, ao desenvolver um trabalho em torno do tema "Ética" na escola, deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, inclusive no ambiente escolar, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista.

c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

Marque a alternativa CORRETA:

I. No Microsoft Excel, as opções de formatação de células da planilha não permitem alterar as características visuais do tipo de Fonte, Bordas ou o Sombreamento das mesmas, individualmente, pois qualquer mudança deve ser aplicada a uma planilha inteira.

a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

d) As duas afirmativas são falsas. QUESTÃO 22. Leia as afirmativas a seguir:

QUESTÃO 19.

II. Planilhas eletrônicas são softwares aplicativos recentes e ainda pouco difundidos nas organizações públicas e prefeituras.

Leia as afirmativas a seguir:

Marque a alternativa CORRETA:

I. No Microsoft Excel, é possível ordenar uma ou mais colunas apenas na ordem crescente. II. Para usar o World Wide Web é necessária uma conexão à internet.

a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 7 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 23. Leia as afirmativas a seguir:

QUESTÃO 26.

I. O usuário que desejar criar um gráfico no Microsoft Excel poderá usar a ferramenta ANÁLISE RÁPIDA, disponível nesse software. Para isso, é necessário selecionar o intervalo de células que contém o dado que se deseja mostrar no gráfico. Em seguida, o usuário deve escolher o botão ANÁLISE RÁPIDA, no canto inferior direito da seleção, e escolher algum dos gráficos recomendados, como o gráfico de Barras Empilhadas, por exemplo.

Leia as afirmativas a seguir:

II. A partir da Área de Trabalho do Microsoft Windows é possível acessar pastas e arquivos do usuário.

I. Fernanda vendeu 25 caixas de chocolate em um dia. Sabendo que no final do dia ela tinha no bolso quatro notas de R$ 20, três notas de R$ 10 e três notas de R$ 5, é correto afirmar que o preço da caixa de chocolate é superior a R$ 6,25. II. Rita tem um salário de R$ 1.400. Sabendo que seu salário teve um desconto total de R$ 200, é correto afirmar que seu salário teve um desconto inferior a 15%.

a) As duas afirmativas são verdadeiras.

III. Um quadrado teve todas as suas arestas aumentadas de 34 cm para 64 cm. Assim, é correto afirmar que a sua área, após a mudança, é 4,54 vezes maior do que a inicial.

b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Marque a alternativa CORRETA:

c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

a) Nenhuma afirmativa está correta.

d) As duas afirmativas são falsas.

b) Apenas uma afirmativa está correta.

Marque a alternativa CORRETA:

c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 24.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir: I. Fórmulas são operações matemáticas desconhecidas e raramente utilizadas em planilhas eletrônicas. II. O Microsoft Word 2010 é um programa de processamento de texto, projetado para ajudar o usuário a criar, organizar e escrever os documentos com mais eficiência. O Word também inclui ferramentas de edição e revisão para que o usuário possa colaborar com outras pessoas. Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras.

QUESTÃO 27. Leia as afirmativas a seguir: I. Um quadrado com área de 144 cm² teve todas as suas arestas aumentadas em 50%. Assim, é correto afirmar que o seu perímetro foi aumentado em 60% e a sua área em 88%. II. Juquinha tem 40 moedas em seu bolso. Sabendo que 15% delas são moedas de R$ 1 (um Real), é correto afirmar que ele possui menos de 8 moedas de R$ 1.

d) As duas afirmativas são falsas.

III. Maria pagou antecipadamente duas duplicatas. Sobre a primeira, com valor de R$ 313, obteve um desconto de 7%. Sobre a segunda, com valor de R$ 1.726, obteve um desconto de 6%. Assim, é correto afirmar que o valor total gasto por Maria foi superior a R$ 1.980.

QUESTÃO 25.

Marque a alternativa CORRETA:

b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

a) Nenhuma afirmativa está correta.

Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os sistemas municipais de ensino não compreendem as instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

II. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, não é finalidade da Educação Básica fornecer aos educandos os meios para progredir no trabalho. Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 8 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 28.

QUESTÃO 30.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Rosa comprou um produto que custou R$ 2.300. Sabendo que ela obteve um desconto de 28%, é correto afirmar que Rosa pagou R$ 1.656 pelo produto.

I. Jéssica pagou antecipadamente duas duplicatas. Sobre a primeira, com valor de R$ 100, obteve um desconto de 2%. Sobre a segunda, com valor de R$ 550, obteve um desconto de 2%. Assim, é correto afirmar que o valor total gasto por Jéssica foi superior a R$ 712.

II. Taxa de juro é a remuneração do fator capital utilizado durante certo período de tempo. III. Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item). É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. Em juros compostos, a taxa de 1,27% ao trimestre equivale à taxa de juros compostos de 3% ao mês. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

II. A taxa de juros é o coeficiente que determina o valor dos juros em função do tempo. III. Pedro aplicou um capital a juros simples, à taxa anual de 36%. Para que Pedro possa resgatar o quádruplo da quantia aplicada, ele deverá manter esse capital aplicado por um período mínimo de 4 anos e 8 meses. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. QUESTÃO 31.

QUESTÃO 29.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir: I. A taxa de juros utilizada não interfere no montante do capital acumulado. II. Maria gastou R$ 57,50 na feira para comprar suprimentos. Sabendo que ela pagou com uma nota de R$ 100,00 e recebeu R$ 48,00 de troco, podemos afirmar que ela ganhou de desconto R$ 4,80. III. Há 10 dias, Júlia gastou R$ 24,00 na feira para comprar 1 quilo de carne e 10 pães. Hoje ela comprou 1 quilo de carne, 10 pães e 2 garrafas de refrigerante por R$ 30,00 na mesma feira. Júlia pagou com uma nota de R$ 50,00 e recebeu R$ 20,00 de troco. Com isso, é correto afirmar que cada garrafa de refrigerante custou R$ 6,00. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

I. Em regime de juros compostos, a base de cálculo do juro se altera período a período pela capitalização do juro do período anterior. II. Uma fábrica de chocolate tinha em caixa R$ 7.525. O gerente da empresa foi até um produtor de Cacau e comprou 470 sacos de 50 kg por R$ 6.110. Sabendo que ele pagou com 62 notas de R$ 100 e 12 notas de R$ 5, é correto afirmar que o gerente da empresa recebeu mais de R$ 186 de troco. III. Rosa comprou R$ 7,75 de tomate e realizou o pagamento com uma nota de R$ 20. Com isso, é correto afirmar que o seu troco foi inferior a R$ 13. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 9 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 32.

QUESTÃO 34.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item). Juro simples é aquele calculado sobre o capital inicial e sobre o montante de juros acumulados historicamente.

I. Numeral é a palavra de função quantificadora que denota valor definido.

II. Os juros são determinados considerando um dado intervalo de tempo. III. Ana é guia turística e, entre seus serviços, ela oferece passeios de lancha aos seus clientes. Em cada viagem a lancha de Ana comporta cinco passageiros pagantes. Cada passageiro paga pelo passeio R$ 37,50. Com isso, podemos afirmar que Ana ganhará R$ 1.187,50 se fizer oito passeios com a lancha completamente cheia. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

II. O atual entendimento sobre os pronomes na Língua Portuguesa permite classificá-los em quatro categorias: pessoais (abarcando o artigo definido), demonstrativos (abarcando o artigo indefinido), interrogativos e relativos. III. Diz-se que um verbo é irregular quando se apresenta de acordo com o modelo de sua conjugação: cantar, vender, partir. No verbo irregular também o radical não varia. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. QUESTÃO 35. Leia as afirmativas a seguir:

QUESTÃO 33. Leia as afirmativas a seguir: I. O adjetivo acompanha o número do substantivo a que se refere, pois conhece os dois números no substantivo: o singular e o plural. Assim, afim de evitar ambiguidade e duplicidade de expressões morfológicas, os adjetivos adotam regras próprias de plural, distintas daquelas usadas pelos substantivos. II. Quanto à função sintática, o substantivo exerce por excelência a função de sujeito (ou seu núcleo) da oração e, no domínio da constituição do predicado, as funções de objeto direto, complemento relativo, objeto indireto, predicativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial. III. Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo, indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e/ou grau. Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios. Há três tipos de gradação na qualidade expressa pelo adjetivo: restritivo, opositivo e superlativo, quando se procede a estabelecer relações entre o que são ou se mostram duas ou mais pessoas.

I. Conjugar um verbo é dizê-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma, em todas as suas formas nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes. II. A defectividade verbal é devida a várias razões, entre as quais a eufonia e a significação. III. Verbos são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência. Assim, verbo é uma classe de palavras variável com que se designam ou se nomeiam os seres em geral ou são as palavras variáveis com que se designam os seres. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 10 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 36.

QUESTÃO 38.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Há significantes terminados por -s em sílaba átona (como lápis, pires, ou monossílabos como cais, xis) que não possuem marca de número, quer no singular quer no plural, pois se mostram alheias à classe gramatical de número.

I. Adjetivo é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo, orientando delimitativamente a referência a uma parte ou a um aspecto do denotado.

II. Substantivo é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura ), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação).

II. Todo substantivo está dotado de gênero, que, no português, se distribui entre o grupo do masculino e o grupo do feminino. São masculinos os nomes a que se pode antepor o artigo o (o linho, o sol, o clima, o poeta, o grama, o pente, o raio, o prazer, o filho, o beijo) e são femininos os nomes a que se pode antepor o artigo a (a linha, a lua, a grama, a ponte, a poetisa, a filha, a dor).

III. Pronome é a classe de palavras categoremáticas que reúne unidades em número limitado e que se refere a um significado léxico pela situação ou por outras palavras do contexto.

III. Os pronomes podem apresentar-se como adjuntos do núcleo - capazes de funcionar como núcleo de sintagma nominal, à maneira dos substantivos - ou como absolutos, à maneira dos adjetivos, dos artigos e dos numerais.

Marque a alternativa CORRETA:

Marque a alternativa CORRETA:

a) Nenhuma afirmativa está correta.

a) Nenhuma afirmativa está correta.

b) Apenas uma afirmativa está correta.

b) Apenas uma afirmativa está correta.

c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

c) Apenas duas afirmativas estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 37.

QUESTÃO 39.

Leia as afirmativas a seguir:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Substantivo abstrato é o que designa ser de existência independente: prazer, beijo, trabalho, saída, beleza, cansaço, por exemplo.

I. Locução adjetiva é a expressão formada de preposição e substantivo ou equivalente com função de adjetivo. Um exemplo de locução adjetiva é: Homem de coragem = homem corajoso.

II. Substantivo próprio é o que se aplica a um objeto ou a um conjunto de objetos, mas sempre individualmente. Isso significa que o substantivo próprio se aplica a esse objeto ou a esse conjunto de objetos, considerando-os como indivíduos. III. Defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas: colorir, precaver-se, reaver, etc. É preciso não confundi-lo com os verbos chamados impessoais e unipessoais, que só se usam nas terceiras pessoas. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

II. As formas eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, que funcionam como sujeito, se dizem retas. A cada um desses pronomes pessoais retos corresponde um pronome pessoal oblíquo que funciona como complemento e pode apresentar-se em forma átona ou forma tônica. III. Substantivo comum é o que se aplica a um ou mais objetos particulares que reúnem características inerentes a dada classe: homem, mesa, livro, cachorro e celular, por exemplo. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 11 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) QUESTÃO 40. Leia as afirmativas a seguir: I. O adjetivo pertence a um inventário restrito, limitando as suas possibilidades de ser aumentado. Ou seja, essa classe gramatical indica as circunstâncias em que um processo se desenvolve. II. Voz passiva é a forma em que o verbo se apresenta para normalmente indicar que a pessoa a que se refere é o agente da ação. A pessoa diz-se, neste caso, agente da ação verbal. III. Chama-se artigo definido ou simplesmente artigo (o, a, os, as) o termo que se antepõe a um substantivo, com reduzido valor semântico demonstrativo e com função precípua de adjunto desse substantivo. Marque a alternativa CORRETA: a) Nenhuma afirmativa está correta. b) Apenas uma afirmativa está correta. c) Apenas duas afirmativas estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 12 de 13

Instituto ADM&TEC | TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO)

RASCUNHO

PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA - Página 13 de 13

tacaratu | educação (sábado) - ADM&TEC

CONCURSO PÚBLICO TACARATU | EDUCAÇÃO (SÁBADO) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR(A) DE MATEMÁTICA Atenção! Verifique se as informações descrita...

83KB Sizes 0 Downloads 18 Views

Recommend Documents

tacaratu | educação (sábado)
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação é a conjugação dos ... escola deve organizar-se de forma a possibilitar q

tacaratu - ADM&TEC
I. No Microsoft Excel, para inserir dados manualmente, o usuário deve escolher uma célula vazia, como A1, e digitar o te

tacaratu | educação (sábado)
PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA - Página 2 de 13. CONHECIMENTOS ... para o convívio social democrático, são alguns conteúdos qu

tacaratu | educação (sábado) - ADM&TEC
pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade .... transporte, diárias e jetons de presença a serem fixados ....

educao fsica - Questões de Concursos
A) Perpendicular às linhas de meta e para fora da superfície de jogo, deverá ser marcada uma linha de 40 ... obrigatória

EDUCAO E PEDAGOGIA - Questões de Concursos
O Cartão-Resposta não poderá ser substituído. ... Não caberá aos fiscais dirimir quaisquer dúvidas sobre o conteúdo da P

PROFESSOR LIC. PLENO EM EDUCAO FSICA - Questões de
15 de set de 2013 - É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o .... (D) vale-se das palavras de um poeta como

estado de pernambuco prefeitura de tacaratu (pe) - ADM&TEC
7 de jun de 2018 - Tecnologia, denominado ADM&TEC, sediado na Av. Sport Clube do ..... de que trata o Decreto nº 6.135,