agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos

CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 001/2009 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PAU D’ARCO

REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA: 20 de Dezembro de 2009

NÍVEL MÉDIO Cargo: AGENTE AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________ ________________________________________ Assinatura

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de inscrição e no cartão resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala.

1.

2. Esta prova contém 30 questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 05 de Matemática, 05 de Noções de Informática e 10 de Conhecimentos Específicos. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 14:30h e término às 18:30h (horário local). 3. A resposta definitiva de cada questão deve ser obrigatoriamente, assinalada no CARTÃO RESPOSTA, considerando a numeração de 01 a 30. 4. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção. 5. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação. 6. Utilize somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois não serão consideradas marcações a lápis no CARTÃO RESPOSTA. O CARTÃO RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas. 7. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO RESPOSTA. 8. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão resposta por erro do candidato. O cartão resposta só será substituído se for constatada falha de impressão. 9. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da mesma. A inobservância acarretará a eliminação do concurso. 10. O candidato deverá devolver no final da prova, o cartão-resposta e o boletim de questões, recebidos. 11. Será automaticamente eliminado do concurso público da Prefeitura Municipal de Pau D’Arco, o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital nº 001/2009. Boa Prova.

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto – Questões 01 a 05

Tragédia: já destruímos 17% O ritmo do desmatamento diminui. Ainda assim, em 5 anos, dizimamos uma área igual à de Portugal Herton Escobar

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

MANAUS - Some os territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Reúna um exército incansável armado com motosserras e tratores que dizime toda a cobertura vegetal desses três Estados. Imagine essa área imensa pelada, sem árvores, substituídas por pastagens, plantações de soja e muita terra queimada. Esse é o cenário geral do desmatamento na Amazônia: 700 mil quilômetros quadrados de floresta destruídos em cinco décadas de ocupação predatória e desorganizada. Só nos últimos cinco anos foram mais de 100 mil km² desmatados, uma área maior do que a de Portugal. O resultado é que 17% da cobertura original da Amazônia brasileira não existe mais. Não fosse pela dimensão extraordinária da floresta, ela já estaria ferida mortalmente. As marcas da violência aparecem nos mapas de monitoramento como enormes manchas vermelhas que avançam sobre a floresta, consumindo-a pelas beiradas e espalhando-se ao longo de rios e estradas. Nas regiões mais devastadas, como o interior de Rondônia, o norte de Mato Grosso, o leste do Pará e o norte do Maranhão (que juntas formam o chamado Arco do Desmatamento), o vermelho já predomina. Nos 83% restantes da Amazônia, a situação também inspira cuidados. Por baixo da copa das árvores, a floresta é marcada por queimaduras, arranhões e outras cicatrizes que não aparecem nas imagens de satélite. Pesquisadores do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em Belém, estimam que só 43% do bioma permanecem verdadeiramente intactos, livre de ocupação e da influência de atividades humanas – sejam elas legais ou ilegais. http://www.estadao.com.br/amazonia/index.htm

01. Há um trecho predominantemente descritivo em: (A) “O resultado é que 17% da cobertura original da Amazônia brasileira não existe mais” (ℓ 9-10). (B) “Não fosse pela dimensão extraordinária da floresta, ela já estaria ferida mortalmente” (ℓ 10-11). (C) “Imagine essa área imensa pelada, sem árvores, substituídas por pastagens, plantações de soja e muita terra queimada” (ℓ 3-5). (D) “Pesquisadores do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em Belém, estimam que só 43% do bioma permanecem verdadeiramente intactos” (ℓ 19-21).

02. Ao usar palavras como “exército incansável” (ℓ 2), “dizime” (ℓ 3), “arranhões”, “cicatrizes” (ℓ 18-19), o autor revela, em relação ao desmatamento da floresta, (A) descrença. (B) indignação. (C) intolerância. (D) condescendência.

03. O enunciado em que o autor esboça uma hipótese sobre a razão da resistência da floresta, apesar do desmatamento, é (A) “Nos 83% restantes da Amazônia, a situação também inspira cuidados” (ℓ 17). (B) “Não fosse pela dimensão extraordinária da floresta, ela já estaria ferida mortalmente” (ℓ 10-11). (C) “Só nos últimos cinco anos foram mais de 100 mil km² desmatados, uma área maior do que a de Portugal” (ℓ 7-8). (D) “Pesquisadores do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em Belém, estimam que só 43% do bioma permanece verdadeiramente intacto” (ℓ 19-21).

04. Em “Some os territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Reúna um exército incansável armado com motosserras e tratores” (ℓ 1-2), os verbos estão flexionados no (A) particípio. (B) imperativo. (C) subjuntivo presente. (D) presente do indicativo.

05. No que respeita à formação das palavras, não é correto afirmar que (A) “motosserra” (ℓ 2) é formada por justaposição. (B) “cicatrizes” (ℓ 19) resulta de derivação regressiva. (C) “queimaduras” (ℓ 18) é formada por derivação sufixal. (D) “desmatamento” (ℓ 5) resulta de derivação parassintética. Texto 2 – Questões 06 a 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Basta listar algumas das características da Floresta Amazônica para concluir que sua extinção seria uma tragédia para a humanidade. Maior floresta tropical do mundo, ela abriga 15% de todas as espécies de plantas e animais conhecidas no planeta. Só de peixes são 3 000 tipos. Na Amazônia encontram-se duas vezes mais espécies de aves do que nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar dos números superlativos, calcula-se que apenas um décimo da biodiversidade da região tenha sido estudado. O motivo é que a maioria das coletas que buscam novas espécies se concentra nas regiões próximas aos centros urbanos e às margens dos rios. Não se sabe ao certo em que medida o desaparecimento desse extraordinário bioma afetaria o aquecimento global. Mas estudos recentes mostram que o sumiço da floresta alteraria a precipitação das chuvas em várias regiões do globo, entre elas a Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Estados Unidos, o México e o Oriente Médio, causando perturbações imprevisíveis à agricultura dessas regiões. No Brasil não seria diferente. Por meio da evaporação, a Amazônia produz um volume de vapor d’água que responde pela formação de 60% da chuva que cai sobre as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A diminuição da chuva teria um impacto direto sobre a produtividade agrícola em estados como Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Os rios que abastecem o reservatório da Hidrelétrica de Itaipu teriam sua vazão sensivelmente diminuída, causando um colapso energético no país. http://veja.abril.com.br/260308/p_096.shtml

06. No texto são focalizadas (A) causas do desmatamento na Floresta Amazônica. (B) razões pelas quais é preciso conter a devastação na floresta. (C) previsões sobre o regime de chuvas em várias regiões do globo. (D) críticas sobre a insuficiência dos estudos sobre a biodiversidade da região.

07. Em “Apesar dos números superlativos” (ℓ 6), a palavra em destaque não remete à ideia de (A) grandiosos. (B) irrelevantes. (C) exagerados. (D) consideráveis.

08. No enunciado “Na Amazônia encontram-se duas vezes mais espécies de aves do que nos Estados Unidos e no Canadá” (ℓ 4-6), o verbo (A) concorda com o sujeito “espécies de aves”. (B) concorda com o objeto direto “espécies de aves”. (C) deveria estar no singular em razão do sujeito indeterminado. (D) está no plural por causa da comparação introduzida pelo numeral.

09. Em “Basta listar algumas das características da Floresta Amazônica para concluir que sua extinção seria uma tragédia para a humanidade” (ℓ 1-2), a oração destacada (A) funciona como objeto direto. (B) é o sujeito da oração principal. (C) explica o sentido do termo anterior. (D) restringe o sentido do termo antecedente.

10. Na correspondência oficial, o pronome Vossa Excelência não é utilizado para (A) deputados e senadores. (B) embaixadores e governadores. (C) ministros e secretários de estado. (D) auditores e assessores parlamentares. MATEMÁTICA 11. Um campo de futebol tem forma retangular com 5500 metros quadrados de área e 320m de perímetro (soma de todos os lados). O menor dos lados desse campo, mede (A) 100m. (B) 80m. (C) 50m. (D) 20m.

12. Quatro crianças mediram 80 cm, 75cm, 85cm e 1m10cm. A soma das medidas das alturas dessas crianças foi igual a (A) 350m. (B) 3m e 30 cm. (C) 3m e 50cm. (D) 5m e 45cm.

13. Uma praça tem a forma de um triângulo retângulo isósceles. Podemos garantir que (A) o lado correspondente à hipotenusa não é o seu maior lado, pois o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. (B) a soma dos dois lados correspondentes aos catetos é maior do que o lado correspondente à hipotenusa. (C) os três lados da praça têm medidas diferentes e o maior lado tem medida igual à soma das medidas dos outros dois lados. (D) os três ângulos internos do triângulo que limita a praça medem 30º, 45ºe 60º respectivamente.

14. Em um concurso, em determinado cargo, o número de candidatos está para o número de vagas na razão de 3 para 2. Se há 12 vagas para esse cargo, então o número de candidatos é igual a (A) 8. (B) 12. (C) 16. (D) 18.

15. Qual a taxa de juros simples que aplicada a R$ 600,00, produziu R$ 780,00 de montante em 1 ano? (A) 2,5%ao mês. (B) 25%ao mês. (C) 25%ao ano. (D) 2,5%ao ano.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16. O local em que se efetuam as principais configurações e alterações do Windows XP é o: (A) (B) (C) (D)

Meus Documentos. Conectar-se. Internet Explorer. Painel de Controle.

17. No Outlook Express, o botão da janela padrão de composição de mensagem, que tem como objetivo verificar os nomes digitados nos campos Para, Cc e Cco é o: (A) Selecionar. (B) Recuperar (C) Conseguir. (D) Buscar.

18.

No Microsoft Office Excel 2003, para selecionar toda a linha em que se encontra a célula ativa, é necessário pressionar as teclas: (A) Ctrl + U. (B) Shift + F11. (C) Ctrl + PgUp. (D) Shift + Barra de espaço.

19. A extensão de arquivo de texto simples (sem formatação), que representa o formato de texto padrão para o programa Bloco de Notas do Windows XP, é o: (A) DOC. (B) XLS. (C) TXT. (D) DOT.

20. (A) (B) (C) (D)

São exemplos de sites de busca na internet, disponibilizando pesquisa avançada, exceto: Google. WorldSearc. Yahoo. Altavista.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. Considerando a administração pública municipal, é correto afirmar que o / as (A) poder público Municipal atuará somente no pré-escolar e no ensino fundamental. (B) instituições de ensino do sistema municipal são proibidas de reter documentos escolares, sob qualquer pretexto. (C) município não é obrigado a envidar esforços para erradicação do analfabetismo. (D) município tem o dever de ministrar a educação pré-escolar, com atendimento em creche, de crianças de 0 a 8 anos de idade.

22. No que diz respeito à administração pública municipal, uma das atribuições do prefeito é (A) nomear e exonerar os Secretários Estaduais. (B) aplicar multas não previstas em leis e contratos. (C) expedir atos impróprios de atividades não administrativas. (D) declarar o estado de calamidade pública.

23. Quanto à documentação escolar, é correto afirmar que (A) as pastas dos alunos são encaminhadas anualmente à Secretaria de Estado de Educação. (B) o certificado é o documento expedido para alunos que concluem o ensino regular e supletivo, já o diploma é expedido para aqueles que concluem habilitação técnica. (C) cada escola pode fazer a opção de emitir certificado ou diploma para os alunos que concluem o ensino regular, desde que seja autorizada pela SEDUC. (D) no atestado de escolaridade, quando da sua emissão, é obrigatório que constem as notas dos alunos.

24. A pasta individual do aluno faz parte do (A) arquivo passivo e do arquivo permanente. (B) arquivo ativo, exclusivamente. (C) arquivo permanente e transitório. (D) arquivo intermediário, exclusivamente.

25. São tipos de documentos administrativos de uma escola: (A) Histórico Escolar, Diário de Classe e Memorando. (B) Ata, Circular e Ofício. (C) Memorando, Boletim Escolar e Ficha de Avaliação. (D) Diploma, Ressalva Escolar e Certificado.

26. No que diz respeito à matrícula escolar, podemos afirmar que (A) quando o aluno se matricula pela primeira vez em uma escola é chamada de primária. (B) quando os alunos vão se matricular no ensino médio é chamada de secundária. (C) a renovada é feita quando o aluno já está na escola e, mesmo tendo sido reprovado, pode efetivá-la. (D) no ato da matrícula, o documento obrigatório que o aluno deve entregar é o boletim escolar.

27. Sobre o certificado de conclusão, é correto afirmar que (A) o aluno o recebe ao final de cada série concluída. (B) a escola pode fazer a opção de entregá-lo aos alunos do turno noturno que concluem EJA. (C) ele deve, obrigatoriamente, ser numerado e registrado na secretaria da escola. (D) é necessário que, nele, constem as notas dos alunos para que possa ter validade.

28. Com relação à documentação escolar é correto afirmar: (A) Ao término do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o aluno tem direito de receber um certificado de conclusão referente a cada Ensino. (B) O boletim escolar é um dos documentos obrigatórios quando da emissão da transferência escolar. (C) A ficha de avaliação é um dos documentos entregues ao aluno ao final do ano letivo. (D) A ressalva escolar é emitida quando da solicitação da transferência escolar e possui validade por tempo indeterminado.

29. Sobre o Histórico Escolar, é correto afirmar que (A) é um documento que tem a obrigatoriedade de constar as séries que o aluno cursou, devendo ser assinado pela secretária escolar e pela direção da escola. (B) é constituído somente pelas disciplinas do núcleo comum. (C) só tem validade se constarem todas as notas bimestrais do aluno, inclusive suas médias. (D) só é emitido quando o aluno solicita transferência para outra escola. 30. Sobre a rotina de uma secretaria escolar, é correto afirmar: (A) A secretaria escolar não pode emitir memorando, somente a direção da escola. (B) O controle dos ofícios, do livro de Ponto dos Professores e dos memorandos é de responsabilidade da secretaria. (C) Quando da solicitação de transferência de uma escola, o Histórico Escolar não pode substituir a Ressalva. (D) A transferência escolar se caracteriza quando o aluno vai estudar em outra escola independente de ter sido aprovado ou não.

agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos

CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 001/2009 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PAU D’ARCO REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA: 20 de Dezembro de 2009 NÍVEL MÉDIO Cargo: ...

157KB Sizes 1 Downloads 10 Views

Recommend Documents

agente auxiliar de secretaria escolar
Esta prova contém 30 questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 05 de Matemática, ... Confira se seu nome, númer

agente auxiliar de secretaria escolar
É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO RESPOSTA ... Nas regiões mais devastadas, como o interior d

agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos
É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO RESPOSTA ... Nas regiões mais devastadas, como o interior d

agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos
MANAUS - Some os territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito .... Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Est

agente auxiliar de secretaria escolar - Qconcursos.com
Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Estados Unidos, o México e o Oriente. Médio, causando perturbações imprevisíveis

agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos
dizime toda a cobertura vegetal desses três Estados. Imagine essa área .... Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Esta

agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos
(B) tem o hábito de se alimentarem de frutas e néctar de plantas. (C) durante o dia, se escondem nas frestas de paredes

agente auxiliar de secretaria escolar - Questões de Concursos
Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de escolaridade ao ... MANAUS - Some os territórios de Mi

auxiliar de biblioteca escolar - Questões de Concursos
C) água azul. ( )advérbio de modo. D) voltou, pé ante Pé, e viu o dono... ( )substantivo derivado. A resposta CORRETA é

auxiliar de secretaria - Consulplan
21 de out de 2013 - Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) Polônia / Pr