Prova

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CONCURSO PÚBLICO Editais 126-149/2013 – IFPR

Prova Objetiva – 15/12/2013

421 – Analista de Tecnologia da Informação/Área: Infraestrutura INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das questões, confira a numeração de todas as páginas. 3. A prova é composta de 40 questões objetivas.

Língua Portuguesa

4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

Informática

7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação. 8. Não serão permitidos empréstimos, consultas e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

Legislação

9. Não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios, aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso. 10. A duração da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a resolução das questões e a transcrição das respostas para o cartão-resposta. 11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta.

Conhecimentos Específicos

12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas INSCRIÇÃO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

 ..................................................................................................................................................................................................................................

01 -

06 -

11 -

16 -

02 -

07 -

12 -

17 -

03 -

08 -

13 -

18 -

04 -

09 -

14 -

05 -

10 -

15 -

RESPOSTAS 21 -

26 -

31 -

36 -

22 -

27 -

32 -

37 -

23 -

28 -

33 -

38 -

19 -

24 -

29 -

34 -

39 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

2

3

LÍNGUA PORTUGUESA O texto a seguir é referência para as questões de 01 a 05. Dependente do atraso Usar o código penal e leis ordinárias complementares com base na falsa crença de servirem para reduzir a demanda às drogas ilícitas representa uma linha política fracassada no planeta. (...) Sobre o fenômeno das drogas proibidas, transcrevo as sempre pertinentes e irrespondíveis colocações de Dartiú Xavier da Silveira, médico-psiquiatra e professor da Unifesp. O artigo foi escrito em parceria com Ilona Szabó de Carvalho, da rede Pense Livre: “Enquanto o Ocidente vive um momento crucial no que diz respeito a políticas de drogas, nas Américas um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático: devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas. O status quo vigente mostra-se insustentável. Descriminalizar não é legalizar. É tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime. O custo decorrente das políticas criminalizadoras e repressivas para famílias e comunidades, e sobretudo para os jovens, é a razão primordial para uma mudança de rumo. A América Latina responde por apenas 9% da população mundial, mas sofre com mais de 30% dos homicídios globais, e suas prisões estão superlotadas. (…) As políticas repressivas consomem verdadeiras fortunas. Surpreendentemente, os verdadeiros investimentos sociais em prevenção e tratamento, mais eficazes para reduzir o consumo e os danos causados pelas drogas, são comparativamente insignificantes. Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências. Países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas e menos danosas do que a simples repressão. E os resultados são claros: menos mortes e doenças, menos corrupção, redução da criminalidade e do poder do crime organizado. No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito. Exemplo do nosso atraso foi a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7.663, de autoria de Osmar Terra. O texto aprovado reforça o papel da política de internação involuntária em entidades privadas, medida de exceção cara e pouco eficaz já prevista em lei, em detrimento de investimentos no fortalecimento de uma rede pública de tratamento da dependência. (...) A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate. Não podemos ficar para trás. (MAIEROVITCH, Wálter. Dependente do atraso. Carta Capital, publicado em 02/06/2013. Disponível em: )

01 - Os textos, de acordo com a sua intencionalidade, estrutura e formato, podem ser classificados de acordo com sua tipologia. Com relação a texto “Dependente do atraso”, é correto afirmar que ele pode ser classificado como: a) b) ►c) d) e)

informativo. descritivo. argumentativo. narrativo. expositivo.

02 - Levando em consideração os dados e opiniões apresentados no texto “Dependente do atraso”, assinale a alternativa correta. a) b) c) ►d) e)

O projeto do deputado Osmar Terra é o primeiro passo na direção apontada pela OEA. No Brasil, legisladores e profissionais da saúde têm opiniões convergentes sobre o tema das drogas. O tom repressivo das leis sobre as drogas vai de encontro à necessidade de expansão da rede carcerária. Tendo como base os índices latino-americanos, a OEA pede que as leis regulamentadoras sobre as drogas sejam reformuladas. Descriminalizar as drogas é aceitar o seu uso de forma regulada pelas leis de mercado.

03 - No trecho “No Brasil, infelizmente, velhas ideias sobrevivem, sustentadas por desinformação e preconceito”, a expressão grifada se refere: a) ►b) c) d) e)

à crença de que leis repressivas teriam um caráter menos oneroso do que as reguladoras. à concepção de que punir é mais eficaz do que educar. a ideias anteriores às presentes na lei. a ideias trazidas do Velho Mundo, de países como Portugal e Espanha. à ideia de que o investimento em políticas públicas relacionadas às drogas deve diminuir, porque não tem surtido o efeito desejado.

04 - No trecho “O custo decorrente das políticas criminalizadoras e repressivas”, a palavra grifada, com relação às famílias, comunidades e jovens, tem um uso: a) b)

denotativo, referindo-se aos investimentos financeiros públicos no combate às drogas. denotativo, referindo-se aos investimentos financeiros das famílias e comunidades no intento de tratar os dependentes químicos. c) conotativo, referindo-se aos custos emocionais dessas políticas públicas para os dependentes químicos, para suas famílias e para a comunidade. ►d) conotativo, referindo-se às prisões e aos homicídios desencadeados por essas políticas públicas. e) denotativo, referindo-se aos impostos que as famílias, comunidades e jovens pagam para que essas políticas públicas sejam mantidas.

4

*05 - Analisando os conectivos que foram inseridos em alguns trechos do texto “Dependente do atraso”, assinale a alternativa que manteve os mesmos pressupostos coesivos anteriores a essa modificação. a)

b)

c)

d)

e)

“(...) devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas. O status quo vigente mostra-se insustentável.” / devemos nos mover em direção à descriminalização das drogas, entretanto o status quo vigente mostra-se insustentável. “Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências. Países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas (...).” / Os profissionais de saúde concordam que as políticas públicas devam se basear em evidências, mas países como Portugal, Suíça, Espanha e República Tcheca têm liderado mudanças a partir de abordagens mais bem-sucedidas. “(...) um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático:” / um grupo crescente de líderes, tanto da direita quanto da esquerda, clama por mudanças. Não obstante, um novo relatório divulgado pela Organização dos Estados Americanos em 17 de maio é enfático: “Descriminalizar não é legalizar. É tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime.” / Descriminalizar não é legalizar. Conquanto, é tratar o uso das drogas atualmente ilícitas como problema de saúde pública e não como crime. “A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate. Não podemos ficar para trás.” / A OEA tem convocado todos os países das Américas para esse debate, e não podemos ficar para trás.

O texto a seguir é referência para as questões 06 e 07. Namoro a distância pode ter mais intimidade que o presencial A qualidade do relacionamento não tem a ver com a quantidade de comunicação envolvida É comum ouvir que os namoros a distância são difíceis e até que estão condenados ao fracasso, mas uma pesquisa recente publicada no Journal of Communication descobriu que pessoas neste tipo de relacionamento muitas vezes têm laços mais fortes e profundos do que nos moldes convencionais. Pesquisadores da Universidade da Cidade de Hong Kong, na China, e da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, ouviram relatos sobre a rotina de 67 casais que vivem na mesma cidade e que moram longe uns dos outros. Os apaixonados falaram sobre a frequência de interações e o que compartilhavam com os companheiros. Ao comparar os dois tipos de relações, Cristal Jiang e Jeffrey Hancock descobriram que a qualidade do relacionamento não tem a ver com a quantidade de comunicação envolvida. Embora os que vivem perto uns dos outros passem mais tempo juntos, os que vivem separados demonstram ter mais intimidade. Os autores do estudo dizem que isso é impulsionado por dois fatores: os namorados a distância falam mais sobre si mesmos e idealizam o comportamento de seus parceiros. A intimidade é construída por meio de operações de revelação de informações, pensamentos e sentimentos e da capacidade de resposta do parceiro. A separação geográfica leva a uma comunicação restrita, um nível de interdependência reduzido e incerteza sobre o futuro do relacionamento. Mas os pesquisadores dizem que os namorados são motivados a superar os desafios, e a se adaptar à distância. "Os casais de longa distância se esforçam mais do que os casais geograficamente próximos para comunicar afeto e intimidade, mas seus esforços têm resultado”, afirma Cristal Jiang, pesquisadora da área de comunicação. Um simples SMS dizendo “estou pensando em você” é capaz de reforçar a conexão e tem efeito sobre a idealização do companheiro. Além disso, menor tempo de convivência implica em menos brigas (pelo menos por motivos corriqueiros do cotidiano). Outros estudos, dizem os pesquisadores, também têm demonstrado que relacionamentos de longa distância nem sempre são problemáticos. Muitas vezes, eles têm qualidades iguais ou melhores do que relacionamentos geograficamente próximos. Romances a distância estão cada vez mais comuns. Nos Estados Unidos, 3 milhões de pessoas casadas vivem separadas e entre 25% e 50% dos universitários estão em relacionamento de longa distância. (Adaptado de: . Acesso em: 19. jul. 2013.)

06 - Com base no texto, é INCORRETO afirmar: a) b) c) d) ►e)

Nos moldes tradicionais, os apaixonados passam mais tempo juntos. O menor tempo de convivência ocasiona menos brigas. No namoro a distância, às vezes se desenvolvem laços mais fortes e profundos. Casal que vive separado fala mais sobre si e idealiza o comportamento do parceiro. A qualidade do relacionamento tem a ver com a distância que separa os casais.

07 - De acordo com as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa INCORRETA. ►a) A pesquisa feita comprova o senso comum de que os relacionamentos à distância são problemáticos. b) Dois fatores impulsionam o namoro a distância: intimidade entre os apaixonados e revelação de informações, pensamentos e sentimentos em relação ao outro. c) Os pesquisadores garantem que, para se adaptar à distância, os namorados são motivados a superar os desafios. d) Um simples SMS reforça a conexão entre o casal e tem efeito sobre a idealização do companheiro. e) Casais geograficamente próximos brigam mais do que aqueles que vivem separados.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

5

O texto a seguir é referência para as questões 08 e 09. Por que abrir um negócio é cada vez mais comum entre mães Yara Figueiredo, de 40 anos, não voltou ao trabalho numa multinacional em São Paulo depois da licença-maternidade do segundo filho. O problema não era nem descontentamento nem dificuldade para ascender profissionalmente. Yara queria ter controle sobre os próprios horários, para conseguir estar perto de Tiago e Maria Clara, hoje com 9 e 4 anos, respectivamente. “Chorava toda vez que lembrava que os deixava”, afirma. Yara começou a elaborar um plano B entre as trocas de fraldas, como ela diz. Assim nasceu a ideia de abrir uma loja com peças de vestuário e decoração infantis. Quando Maria completou 9 meses, a loja foi inaugurada. Yara faz parte de um grupo de mulheres dispostas a abandonar a carreira e até a estabilidade da carteira assinada, para empreender e estar mais presentes no crescimento dos filhos. Nos Estados Unidos, existe um termo específico para se referir a esse grupo: são as mompreneurs – uma junção das palavras mãe e empresária, em inglês. (...) A percepção sobre esse grupo de empreendedoras é compartilhada por gestores de carreira e empreendedores. Elas estão na faixa dos 30 anos e são casadas. Têm no mínimo ensino superior completo, pertencem à classe média alta e à classe alta e planejaram cada fase da vida. O filho faz parte desse projeto, e elas querem lidar bem com a maternidade. “Essas mulheres não estão dispostas a ficar longe dos filhos porque o trabalho não permite flexibilidade”, afirma Regina Madalozzo, professora e pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa, escola em São Paulo voltada ao ensino e à pesquisa nas áreas de economia e negócios. Em breve, diz Regina, essa necessidade será mais evidente na vida profissional dos homens também. (LAZZERI, Thais. Por que abrir um negócio é cada vez mais comum entre mães. Época. Publicado em 11/07/2013. Disponível em: Acesso em 26/11/2013.)

08 - De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. a) A maioria das mães empreendedoras não estava trabalhando quando resolveu abrir seu próprio negócio. ►b) A falta de flexibilidade foi o principal empecilho para que as mulheres pudessem voltar aos seus antigos trabalhos. c) O principal objetivo dessas mulheres é ser mãe, portanto abandonam todo e qualquer tipo de trabalho que possa interferir no papel materno. d) As mulheres que abrem um negócio dependem dele para sobreviver. e) O fenômeno abordado no texto é tipicamente brasileiro e logo afetará também a vida dos homens. **09 No trecho “A percepção sobre esse grupo de empreendedoras é compartilhada por gestores de carreira e empreendedores”, a palavra grifada se refere ao fato de que: a) b) c) ►d) e)

todas essas mulheres são mães, acima de tudo. todas essas mulheres foram muito corajosas para largarem suas carreiras e carteiras assinadas para abrir uma empresa. todas essas novas empreendedoras têm o mesmo perfil socioeconômico. a angústia de todas essas mulheres era a mesma. o foco da vida dessas mulheres hoje em dia é a maternidade e não mais a profissão.

10 - Por meio de metáforas, o texto abaixo faz referência aos empréstimos linguísticos da língua portuguesa: A revolta das palavras A Língua Portuguesa convocou todas as palavras para uma Assembleia Geral. O motivo foi o veemente apelo que lhe fizeram alguns de seus súditos mais fiéis que se vangloriam de conhecê-la por dentro e por fora. Ela ia passando faceira em seu gingado natural, engordando uns quilinhos aqui, ao ingerir palavrinhas novas, e emagrecendo acolá, como sói acontecer às línguas, que, sendo gulosas por natureza, alimentam-se de gregos e troianos. Mas os súditos fiéis interromperam sua marcha normal para reclamar a deformação que vinha sofrendo sua bela figura, causada, principalmente, por estrangeirismos abomináveis. (PALÁCIO, Adair Pimentel. A revolta das palavras. In: CARVALHO, N. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.)

Assinale a alternativa correta. ►a) No trecho “engordando uns quilinhos aqui, ao ingerir umas palavrinhas novas”, é possível inferir que o acréscimo de palavras à língua é um processo natural. b) Neologismos são elementos vindos de outros idiomas que dificultam a homogeneidade da língua. c) Os súditos fiéis mencionados no texto fazem alusão aos empréstimos linguísticos. d) O trecho “emagrecendo acolá” representa o uso de palavras vernáculas para a preservação da língua. e) O pronome “ela” que inicia o segundo parágrafo faz referência à Assembleia Geral.

INFORMÁTICA 11 - No Windows 7, é possível definir que um arquivo poderá ser lido, mas as modificações feitas nele não poderão ser gravadas. Para executar essa tarefa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo e escolher as opções: a) ►b) c) d) e)

Editar e, na guia Resumo, desmarcar a opção Permitir Gravação. Propriedades e, na guia Geral, selecionar a opção Somente Leitura. Propriedades e, na guia Geral, desmarcar a opção Permitir Gravação. Sistema e, na guia Geral, selecionar o item Leitura e Gravação e desmarcar a opção Permitir Gravação. Atributos e, na guia Ferramentas, selecionar a opção Somente Leitura.

** – Questão com resposta alterada.

6

*12 - Considere as afirmativas abaixo, referentes à internet e intranet: 1. 2. 3. 4.

A intranet é menor que a internet. A internet pode conectar as intranets locais. A internet possui todos os conteúdos das intranets. A intranet 2 (i.e., de segunda geração) está substituindo a internet.

Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e)

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

13 - No Windows 7 Home Premium, por meio do Windows Explorer, é possível associar uma pasta compartilhada em uma rede a uma letra de unidade no computador local. Para efetuar esse procedimento, o usuário pode recorrer, a partir do menu ferramentas do Windows Explorer, à opção: a) b) ►c) d) e)

Criar Atalho de Rede. Inserir Compartilhamento. Mapear Unidade de Rede. Adicionar Drive Remoto. Novo Atalho de Rede.

14 - A planilha ao lado foi criada utilizando-se o OpenOffice Calc. Nessa planilha, foram inseridas três expressões, as quais atendem às características listadas a seguir: 1. 2. 3.

Célula "E5": determinar a média aritmética dos números apresentados nas células "A1" e "E1", somente. Célula "E6": determinar o "4º" (quarto) maior número no intervalo das células de "A3" até "E3". Célula "E7": determinar a quantidade de células não vazias no intervalo de células de "A1" até "E1". Os números que aparecem nessas células devem ser maiores ou iguais a "1" (um).

As expressões inseridas nas células "E5", "E6" e "E7" são, respectivamente: a) b) c) d) ►e)

=MÉDIA(A1,E1) =MÉDIA(A1:E1) =MÉDIA(A1;E1) =MÉDIA(A1:E1) =MÉDIA(A1;E1)

-

=MAIOR(A3,E3;4) =MAX(A3:E3;4) =MAIOR(A3;E3;4) =MÁXIMO(A3:E3;4) =MAIOR(A3:E3;4)

-

=CONT.SE(A1;E1;>=1) =CONT.SE(A1:E1;>=1) =CONT.NÚM(A1:E1;>=1) =CONT.NÚM(A1:E1;">=1") =CONT.SE(A1:E1;">=1")

15 - “O recurso pode ser usado para criar documentos que são iguais na essência, mas contêm elementos exclusivos. Por exemplo, em uma carta de convocação para uma reunião, o logotipo do IFPR e o texto referente à reunião aparecerão em cada carta, mas o endereço e a linha de saudação serão diferentes”. O texto refere-se ao recurso do OpenOffice Writer que está no menu: a) b) c) ►d) e)

Inserir - Macro. Editar - Apresentação eletrônica. Inserir - Propaganda. Ferramentas - Assistente de mala direta. Ferramentas - Lay-out.

LEGISLAÇÃO 16 - Com base nas diretrizes da Lei nº 8.112/1990, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5.

Retorno à atividade de servidor aposentado. Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ( ( ( (

) ) ) ) )

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) ►c) d) e)

1 – 3 – 2 – 5 – 4. 5 – 3 – 1 – 2 – 4. 4 – 1 – 5 – 3 – 2. 1 – 4 – 5 – 2 – 3. 4 – 1 – 2 – 5 – 3.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

Recondução. Reversão. Remoção. Reintegração. Readaptação.

7

17 - Considerando as regras aplicáveis à modalidade pregão, seja presencial ou eletrônico, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5.

Decidir os recursos contra os atos do pregoeiro. Termo de Referência. Adjudicação da proposta de menor preço. Entrega dos envelopes (preço e documentação de habilitação). Atribuição de chave de identificação e senha para acesso.

( ( ( ( (

) ) ) ) )

Fase Externa. Credenciamento. Autoridade competente. Atribuição do Pregoeiro. Fase preparatória.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na coluna da direita, de cima para baixo. ►a) b) c) d) e)

4 – 5 – 1 – 3 – 2. 2 – 1 – 3 – 5 – 4. 2 – 5 – 1 – 3 – 4. 4 – 1 – 3 – 5 – 2. 2 – 3 – 5 – 4 – 1.

*18 - O Reitor do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas competências legais, determinou a realização de uma licitação para a contratação de serviços de transporte de bens e equipamentos. Como se trata de um objeto de natureza comum, a modalidade escolhida foi o pregão eletrônico. Participaram da fase de lances três licitantes. O licitante que apresentou o lance de menor valor foi declarado vencedor, mas não foi habilitado. O segundo colocado foi chamado, mas também não foi habilitado, fato que se repetiu com o terceiro classificado. Diante da inabilitação de todos os licitantes, com base no contido na Lei Geral de Licitações (Lei nº 8.666/1993), na Lei do Pregão e nos decretos federais que o regulamentam, admite-se: 1. 2. 3. 4. 5.

fixar novo prazo aos licitantes que participaram do certame para apresentação de nova documentação e nova proposta. revogação da licitação, por razões de interesse público. realizar uma contratação direta, por meio da dispensa de licitação. realizar uma nova licitação, alterando-a para a modalidade concorrência, visando com isso ampliar a competitividade. declarar a nulidade do processo licitatório.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e)

Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

19 - A Lei Federal nº 10.520/2002 institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a modalidade de licitação denominada pregão. No âmbito federal, essa modalidade foi regulamentada pelos decretos nº 3.555/2000 e nº 5.450/2005. Sobre as disposições contidas nessas normativas, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4.

5.

É utilizada para aquisição de bens e serviços comuns, isto é, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Para a realização dessa modalidade, cabe à autoridade competente designar, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio. O edital poderá exigir garantia de proposta e fixar o prazo de validade das propostas em até 120 dias. O licitante que, convocado dentro da validade da sua proposta, não assinar o contrato ou deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida no certame, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal e Municípios pelo prazo de até dois anos. As normas disciplinadoras do pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) ►e)

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

20 - De acordo com as disposições da Lei nº 9.784/1999, que regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar: ►a) O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido do interessado. b) Pode ser objeto de delegação a decisão de recursos administrativos. c) A intimação será nula quando feita sem a observância das prescrições legais e mesmo o comparecimento do administrado ao ato não supre a sua falta ou irregularidade. d) O não conhecimento do recurso impede a Administração Pública de rever de ofício o ato considerado ilegal. e) Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figurem como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 65 anos, em atendimento às disposições do Estatuto do Idoso. * – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

8

21 - De acordo com a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos TécnicoAdministrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5.

Cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. O plano de carreira está estruturado em 4 níveis de classificação, com 5 níveis de capacitação. A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado não está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho. O interstício para progressão por qualificação profissional na carreira é de 24 meses de efetivo exercício. Os percentuais do incentivo à qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) ►d) e)

Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.

22 - Acerca da disciplina constitucional dos servidores públicos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) É vedada a acumulação remunerada de cargos e funções públicas, exceto quando houver compatibilidade de horários e se a acumulação for de dois cargos de professor, ou de um cargo de professor com outro técnico ou científico, ou, ainda, de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas. ( ) A proibição de acúmulo de cargos públicos aplica-se igualmente aos empregos públicos e compreende autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, e sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder público. ( ) O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, investido no mandato de Prefeito, será afastado de seu cargo, emprego ou função, de forma a ser sempre remunerado, a partir da investidura, pelo subsídio, fixado por lei, para a função eletiva. ( ) O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional afastado para o exercício de mandato eletivo terá seu tempo de serviço contado para todos os efeitos legais, até mesmo para promoção por merecimento e para efeito de benefício previdenciário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) b) ►c) d) e)

F – V – V – F. V – F – V – V. V – V – F – F. F – V – V – V. V – F – F – V.

*23 - Sobre os contratos administrativos regulamentados pela Lei 8.666/93, considere as seguintes afirmativas: 1. 2.

3. 4.

A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos. A nulidade do contrato administrativo não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. Os contratos administrativos são regulados por suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, havendo, também, aplicação supletiva dos princípios da teoria geral dos contratos e das disposições de direito privado. Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, sendo que as cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e)

Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

9

*24 - Sobre a estrutura da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d)

e)

Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação. A criação de subsidiárias de empresas públicas e de sociedades de economia mista, assim como a participação de qualquer delas em empresas privadas, depende de autorização legislativa. As pessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. As autarquias, entidades integrantes da Administração Pública Indireta, criadas por lei específica para o exercício de atividades típicas da Administração, poderão, excepcionalmente, em conformidade com a lei que as criar, possuir regime jurídico de direito privado. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, Regime Jurídico Único e Planos de Carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

*25 - Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, considere as seguintes afirmativas: 1. 2.

3. 4.

A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. O servidor público não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput e § 4°, da Constituição Federal. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. Com base na prevalência da moralidade, o servidor público pode deixar de seguir a legalidade, desde que esteja preservando a honra e a tradição dos serviços públicos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e)

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26 - Você precisa fazer a especificação técnica para a compra de um NAS. Uma das necessidades é que ele implemente RAID. Um data-sheet, de um modelo do fabricante X, foi enviado a você com as seguintes especificações técnicas: -

NAS Duo Network Attached Storage Device 2 Serial ATA controllers Compatible with SATA and SATA II HDD Hot swappable and lockable trays 10/100/1000 Ethernet 256 MB PC2700 DDR-SDRAM SO-DIMM Embedded 64 MB flash memory for OS Supports Windows, Mac, Linux/UNIX Clients Browser-based interface

Com base na descrição técnica do equipamento, avalie as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4.

Considerando-se apenas a quantidade de canais SATA, o equipamento poderia implementar RAID0. Considerando-se apenas a quantidade de canais SATA, o equipamento poderia implementar RAID1. Considerando-se apenas a quantidade de canais SATA, o equipamento poderia implementar RAID5. Apesar de listar o número de canais, as especificações técnicas enviadas pelo fabricante não nos garantem que o equipamento permita implementar RAID.

Assinale a alternativa correta. a) b) ►c) d) e)

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, e 4 são verdadeiras.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

10

27 - A NBR ISO/IEC 27002:2005 (norma da ABNT) sugere as técnicas de segurança em Tecnologia da Informação. Algumas de suas seções dão ênfase à segurança física, à gestão de ativos e à gestão de incidentes. Assim, proteger os equipamentos de rede e servidores da empresa/instituição surge como prioridade. Os no-breaks ou UPS (Uninterrupt Power Suply) são equipamentos fundamentais para a proteção e o correto funcionamento desses ativos. Muito embora a fonte de alimentação dos equipamentos atuais tenha incorporado uma série de avanços tecnológicos, certos tipos de anomalias elétricas continuadas podem pôr em risco a sua integridade e disponibilidade. Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica técnica necessária para no-breaks que serão utilizados para a proteção de servidores de aplicações comerciais/educacionais. a) b) c) ►d) e)

Supressão de surtos de tensão. Supressão de transientes. Estabilização da tensão de saída. Banco de baterias automotivas. Fechamento automático de arquivos e banco de dados, ao chegar em nível mínimo de carga de bateria.

28 - A virtualização de servidores tem crescido fortemente e o mercado tem sido respaldado por supervisores de máquinas virtuais, como XEN, VMware e VirtualBox em suas versões para servidores. Diante desse cenário, assinale alternativa INCORRETA quanto às vantagens da consolidação de servidores. ►a) b) c) d) e)

Redução da complexidade de configuração dos serviços e dimensionamento de carga dos servidores. Alternativa para o abandono do hardware legado para sistemas operacionais mais antigos. Redução da densidade de portas dos ativos de rede. Redução do consumo de energia elétrica agregado. Maior eficiência no gerenciamento dos servidores, que passa a ser centralizado.

Utilize a figura abaixo como base para responder as questões 29 e 30.

29 - O diagrama da rede acima contém quatro topologias distintas responsáveis pela total interligação de todos os nós componentes desse cenário. Desconsiderando a ordem em que aparecem, elas são: ►a) b) c) d) e)

estrela, estrela estendida, ponto-a-ponto, ponto-multiponto. anel, barramento, estrela, mesh. barramento, estrela, parcialmente conectada, ponto-multiponto. estrela, estrela estendida, mesh, ponto-a-ponto. anel, estrela estendida, mesh, ponto-a-ponto.

30 - Houve a necessidade de modificar a rede do cenário apresentado, substituindo as bridges por roteadores, mantendo os mesmos protocolos de enlace. O endereço IP de todos os hosts poderá ser alterado pelo administrador da rede, desde que sejam mantidos os dois primeiros octetos do endereçamento atual. Com base nessas informações, assinale a alternativa de endereçamento IP a ser utilizada nesse novo cenário, a fim de manter a conectividade entre todos os hosts do diagrama. a) ►b) c) d) e)

Não é necessário modificar os endereços IP dos hosts. Apenas adicionar corretamente os novos gateways. Aplicar subnetting, utilizando a máscara de sub-rede 255.255.255.0 em todos os hosts. Aplicar supernetting, utilizando a máscara de sub-rede 255.0.0.0 em todos os hosts. Aplicar subnetting, utilizando a máscara de sub-rede 255.255.0.0 em todos os hosts. Aplicar supernetting, utilizando a máscara de sub-rede 255.255.255.0 em todos os hosts.

11

31 - Com o Iptables e Netfilter é possível implementar um filtro de pacotes, uma das estratégias para uma política de firewall de qualquer empresa conectada à Internet. Observe a instrução abaixo, sabendo que eth0 é a interface da rede local: iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i eth0 -d ! 200.201.174.207 --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128 Assinale a alternativa correta. a)

A instrução bloqueia todo o acesso WEB a partir da rede local, exceto para servidores HTTP que respondam na porta 3128. b) A instrução redireciona os acessos externos ao servidor público da empresa para um servidor WEB que responde na porta 3128. c) A instrução implementa um redirecionamento dos acessos externos para um servidor de terminais Microsoft. d) A instrução implementa um NAT dinâmico da porta 3128 para a porta 80. ►e) A instrução implementa um desvio das tentativas de acesso WEB a partir da rede local, para que sejam processadas pelo proxy SQUID. *32 - Sistemas operacionais modernos, como as versões contemporâneas do Windows e do GNU/Linux, necessitam do mecanismo de memória virtual para seu pleno funcionamento, a fim de realizar as operações de SWAP. Sobre as configurações de memória virtual nesses sistemas operacionais, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) e)

Por padrão, a partição de SWAP no Linux é criada na instalação do sistema operacional. No Windows, as operações de SWAP são realizadas através de um arquivo de sistema. Em sistemas Windows e Linux contemporâneos, a capacidade em bytes do mecanismo de SWAP deve ser ao menos igual à da memória principal. No Linux, é impossível criar um arquivo de sistema que realize as operações de SWAP no lugar de uma partição. Apesar de criadas automaticamente, é possível alterar as configurações de capacidade de SWAP do mecanismo do Windows.

33 - O Squid é um Proxy Server open source muito utilizado no ambiente das redes de computadores institucionais para otimizar o acesso à Internet. O código abaixo se refere à configuração de listas de acesso de um Squid. acl rede src 10.0.0.0/255.255.255.0 acl password proxy_auth REQUIRED acl liberados src 10.0.0.2 10.0.0.90 acl bloqueados src 10.0.0.111 10.0.0.120 acl hepaminondas proxy_auth hepaminondas acl permitidos url_regex "/servidor/permitidos.dat" acl proibidos url_regex "/servidor/proibidos.dat" acl expediente time MTWHF 08:00-18:00 http_access allow liberados http_access allow permitidos http_access allow hepaminondas !proibidos http_access deny proibidos http_access deny bloqueados http_access allow password http_access deny rede http_access deny expediente Com base nesse código, assinale a alternativa correta. ►a) Os hosts que estão na lista BLOQUEADOS poderão acessar as páginas contidas na lista PERMITIDOS. b) Nenhum usuário ou host vai conseguir conexão WEB após as 18:00 h. c) A lista de acesso PROIBIDOS contém endereços de páginas que devem ter acesso bloqueado apenas para o usuário HEPAMINONDAS. d) Os hosts que estão na lista PERMITIDOS possuem acesso total à WEB. e) O acesso a partir de qualquer host necessita ser autenticado através de senha. 34 - Sobre estruturas de dados, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3.

Umas das aplicações de árvores balanceadas é a sua utilização na implementação de sistemas de arquivos. Árvores são basicamente estruturas compostas de registros, interligados de forma dinâmica. Uma árvore binária pode ser representada através de uma estrutura de vetor, mantendo todas as suas funcionalidades.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) ►d) e)

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

12

35 - Cada camada do modelo ISO/OSI possui seus protocolos e serviços. Sobre o endereçamento e protocolos da camada de enlace de dados, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) ►e)

Para limpar a tabela ARP, o comando correto é o arp –e. O formato do endereço MAC (media access control) depende do protocolo de enlace utilizado. No endereço MAC 00:34:8B:01:23:FE, são os bytes 00:34 que identificam o fabricante do adaptador de redes. Todos os protocolos de enlace possuem mecanismos de detecção e correção de erros. Para descobrir o endereço de destino, o ARP monta um quadro e o envia por broadcast a todos os adaptadores do segmento de rede.

*36 - Com relação às linguagens de programação, compiladores e interpretadores, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3.

4.

Nas linguagens interpretadas, a tradução para a linguagem de máquina e execução de cada instrução é realizada antes da tradução da instrução seguinte. HTML é uma linguagem de programação interpretada. Se uma determinada linguagem de programação tiver um tipo de dado definido como unsigned int, composto por 16 bits para armazenamento, uma variável contador declarada como sendo desse tipo terá como menor e maior valores 0 e 65536, respectivamente. Um dos problemas em se programar diretamente em linguagem de máquina é sua baixa legibilidade. Porém é possível utilizar, em linguagens de programação como C, bibliotecas otimizadas em nível de linguagem de máquina, sem que o programador conheça detalhes internos dessas instruções de mais baixo nível.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e)

As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

37 - Sobre algoritmos e métodos de ordenação, assinale a alternativa INCORRETA. a) b)

Uma das vantagens do Quick Sort é sua grande possibilidade de implementação utilizando programação paralela. O algoritmo Bucket Sort divide a entrada de dados em buckets, onde cada bucket é ordenado individualmente utilizando um outro algoritmo de ordenação, ou então é aplicado o próprio Bucket Sort, recursivamente. c) Comparado ao Bubble Sort, o algoritmo Bucket Sort é mais eficiente, já que possui uma menor complexidade algorítmica. ►d) Um dos problemas do método de ordenação Bubble Sort é sua impossibilidade de paralelização, mesmo em sistemas de memória compartilhada. e) Um algoritmo de ordenação é definido como estável quando, no caso de entradas iguais, a ordem inicial destas é preservada também no resultado final. 38 - Sobre a linguagem de programação Java, considere as seguintes afirmativas: 1.

2. 3. 4.

Caso tivéssemos as classes A e B e desejássemos que uma classe C tivesse, além dos seus próprios métodos e atributos, os métodos pertencentes às classes A e B, bastaria utilizar o recurso de herança múltipla. A desvantagem desse mecanismo é que métodos poderiam ser sobrepostos, além de esse recurso estar disponível apenas a partir da versão 6 do Java, o que poderia gerar incompatibilidade com versões anteriores. Java pode ser considerada uma linguagem híbrida, pois seu código é compilado e também interpretado. Grande parte da sintaxe utilizada na linguagem é herança histórica das linguagens de programação C e C++. Pode utilizar objetos anônimos, em que estes não precisam estar instanciados a uma variável para serem executados.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) ►e)

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente a afirmativa 2 é verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

39 - Com base nos seus conhecimentos sobre virtualização de servidores, considere as afirmativas abaixo referentes às vantagens de se adotar esse modelo em um data Center: 1. 2. 3. 4.

Flexibilidade para expandir ou restringir recursos computacionais dos hosts por meio de software. A portabilidade de sistemas operacionais sem dependência de hardware específico. Sistemas livres de restrições de desempenho ou implementação devido à versatilidade do ambiente. Possibilidade de otimizar a utilização dos recursos físicos, mitigando o desperdício e ociosidade do hardware.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) ►d) e)

Somente a afirmativa 4 é verdadeira. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

13

*40 - Considere as seguintes afirmativas sobre as linguagens de programação Java e C36 1. Uma das formas de se executar tarefas em Java remotamente é utilizando a tecnologia RMI (Remote Method Invocation). Um mecanismo semelhante a esse na linguagem C é o RPC (Remote Procedure Call). 2. A execução do código em C a seguir #include int main(void) { unsigned short int letra = 65; printf("%c", letra); return 0; } imprimirá o caractere 'A' normalmente, pois o valor 65 corresponde a esse caractere na tabela ASCII. Esse recurso funcionará porque os tipos char e unsigned short int utilizam a mesma quantidade de bits para o armazenamento da informação. 3. Na linguagem Java, o código @override antes da declaração de métodos serve para informar ao compilador que ele deve sobrescrever na classe atual o método de mesmo nome herdado da classe Pai. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e)

Somente a afirmativa 2 é verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente a afirmativa 1 é verdadeira. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

Prova

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CONCURSO PÚBLICO Editais 126-149/2013 – IFPR Prova Objetiva – 15/12/2013 421 – Analista de Tecnologia da Informação/Área...

378KB Sizes 0 Downloads 3 Views

Recommend Documents

prova prova
A bile produzida pelo fígado tem como função: a) Lubrificar a mucosa intestinal; b) Emulsionar as gorduras; c) Estimular

prova prova
8 de fev de 2010 - b) Paralisar, consciência, econômia; c) Multirão, paralisar, exceção; d) Discusso, escesso, exceção;

prova prova
8 de fev de 2010 - Sobre a divisão política e administrativa do Piauí, analise as suposições ... extensões da África, na

prova prova
8 de fev de 2010 - e) Diminuir o número de touros em serviço no rebanho. 26. O cooperativismo é uma doutrina que objetiv

prova prova
8 de fev de 2010 - Observe a grafia da palavra “assassino” (verso 13) e marque a opção em que ..... b) To indicate reaso

prova prova
8 de fev de 2010 - Caso contrário, reclame ao fis. 2. Não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Para cada .... De ac

prova prova
8 de fev de 2010 - 17. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. (Resolução .... Mateus levou seu filho

prova prova
8 de fev de 2010 - a) Matemática, física e química, para compreensão do mundo moderno; ... construção do conhecimento e

prova prova
8 de fev de 2010 - IV - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. .... seguintes categorias: setor prim

prova prova
b) Apenas II e IV estão corretas. c). Apenas III está incorreta. d) Todas estão incorretas. e) Apenas II está correta. 2